Estamos na era onde smartphones, tablets e notebooks são parte fundamental de nosso dia a dia. Com o crescimento da quantidade de pessoas conectadas na internet, novas tendências no armazenamento de dados foram aparecendo, destacando-se os cloud servers.

Cloud servers podem ser definidos como sistemas compartilhados, com usabilidade fundamental para quem trabalha com uma grande quantidade de informações digitais.

Encontramos hoje, uma infinidade de sistemas de armazenamento em nuvem, tanto pagas quanto gratuitas, entretanto, existem pontos positivos e negativos relacionados a popularização desses serviços. Um dos pontos negativos mais falados é com relação a segurança das informações armazenadas e a manutenção da privacidade dos usuários.

O que é Cloud Server?

O cloud server ou servidor em nuvem é uma infraestrutura física ou virtual que armazena e faz o processamento de informações e aplicativos.

Ele utiliza várias máquinas que fazem um sistema interligado. Os recursos podem ser escalados para maior performance e desempenho na hora de executar tarefas. Ele surge através de um software de virtualização que divide o servidor físico em vários servidores virtuais. O modelo de infraestrutura processa cargas de trabalho e armazena informações. As funções do servidor virtual são acessadas por via on-line.

Recursos: O cloud server permite o processo de cargas de trabalho intensas com o armazenamento de alto volume de informações. Os serviços são automatizados e acessados de acordo com a demanda de uma API. É possível escolher um plano de hospedagem compartilhado pode ser adequado conforme as necessidades.

A infraestrutura pode ser física, virtual ou os dois de acordo como o uso e recursos de um servidor on-premises. O cloud server tem diversos hardwares, processadores, HDs, RAMs, etc, atuando juntos, com o uso da capacidade total de forma coletiva. Ao contratar o cloud server não é preciso pagar por mais do que utilizará.

Como funciona?

Os servidores da nuvem processam todas as aplicações presentes no espaço que utilizam, de uma só vez, toda a capacidade. Todos os servidores do processo estão atuando além da capacidade com a utilização e de outros servidores ajudando na performance deles.

Existe pelo menos um servidor reserva fazendo a operação para que, caso ocorra algum problema com um dos outros servidores físicos, o reserva será ativado de forma automática. Já os cloud server que apresentarem problemas são transferidos para um servidor físico reserva, cuidando da disponibilidade do sistema. Empresas de qualquer tamanho podem usar a computação em nuvem.

Para que possamos melhor atende-lo, favor entrar em contato com um de nossos consultores para lhe informar os valores e formas de pagamento além de esclarecer todas as possíveis dúvidas.